Filmes que podem auxiliar a entender alguns conceitos importantes da constelação familiar e a filosofia de Bert Hellinger.
Alguns pode ser que você já tenha assistido, mas experimenta ver novamente com “olhos sistêmicos”.
Esta lista sempre é atualizada!
Seriados
AMIGAS PARA SEMPRE – Traz inúmeras dinâmicas de pais e filhos, e a forma como isso reflete na vida.
DARK – Sobre repetições familiares, campos de informação e o paradoxo de onde iniciam as informações de campo morfogenético (Campos Mórficos e Morfogenéticos)
GUERRAS DO BRASIL – Documentário histórico explicando como as guerras do nosso país tem efeitos severos ainda nos tempos de hoje, em nós como descendentes (campos mórficos, padrões de repetição, vítima/algoz)
ONE STRANGE ROCK – Documentário para perceber como a terra é conectada e tudo influencia tudo.
THIS IS US – Revela várias dinâmicas familiares
UMA NOVA MULHER – Série que traz uma visão geral da importância de olhar para nossos antepassados.
Filmes
A ASCENSÃO DO TERCEIRO REICH – Quem descende de alemães é importante entender como começou a exclusão antes de estourar a guerra e o quanto tem de excluídos nas nossas famílias. (Pertencimento/Culpa Sistêmica)
ANTES QUE EU ESQUEÇA – Fala sobre cuidar de pais idosos.
AS COISAS IMPOSSÍVEIS DO AMOR – Relação de casal conturbada. Repetição de padrão. Parceiros anteriores. Buscar o parceiro igual a um dos pais. Casal chorar o aborto. (Dinâmicas múltiplas sobre Relação de Casal)
A VIDA É UMA FESTA – Analogia a estar no mundo dos mortos.
BELEZA OCULTA – Sobre lidar com temas como Morte.
CISNE NEGRO – Retrata o que acontece com uma filha que vive o sonho de vida de sua mãe ao invés de viver seus sonhos. A alma se rompe e a dinâmica “eu faço por você mamãe” é muito clara nesse filme.
DEPOIS A LOUCA SOU EU – Filme comédia com uma dose de drama, relata a ansiedade de uma mulher com origem na relação conflituosa com a mãe.
DIVERGENTE – Explica sobre a necessidade de pertecimento a um grupo e o que precisamos fazer para pertencer (Boa e Má Consciência)
DIVERTIDAMENTE – Mostra como todas as emoções são importantes. (Pertencimento)
DUAS VIDAS – Filme antigo, mas com muita sabedoria. Retrata um voltar no passado curar mágoas de infância.
ELEMENTOS – Animação que retrata sobre as consciências de grupo, e o quanto é difícil acolher o diferente.
FESTA NO CÉU – Mostra a dificuldade em sair dos padrões familiares (boa e má consciência). A importância de dar um lugar aos mortos (pertencimento).
FRATURA – Luto. Dificuldade em lidar com a realidade.
FROZEN – Parece que não, mas o desenho mostra o quanto é difícil você seguir para um relacionamento e construir sua família, se um membro da família de origem não está bem ou é excluído. O amor pela família de origem fala mais alto. (boa e má consciência)
HISTÓRIA DE UM CASAMENTO – Sobre divórcio. O filho no meio da discussão. Reconhecer sentimentos difíceis como o desejo que o outro morra. (Dar e Tomar na relação de casal)
HUMANO – Documentário que entrevista milhares de pessoas em culturas diferentes. Retrata diferentes formas de ver a realidade. Ótimo para exercitar o “SIM a tudo como é”, a concordância que Bert fala tanto.
ILHA DO MEDO – Luto. O que acontece quando alguém não consegue olhar para a dor extrema. Cura vem, quando olhamos para a realidade.
MARCAS DA VIDA – História de uma adoção e da busca pela sua história.
MELHOR É IMPOSSÍVEL – sobre TOC, e a relação terapêutica entre paciente e terapeuta. Ordens da Ajuda.
MÍNIMO PARA VIVER – Sobre problema da anorexia e a ligação de seus problemas com o vínculo materno. A cura vem a partir do vínculo materno (movimento interrompido à mãe)
O OUTRO PAI – A herança que a mãe deixou para as filhas é a informação de que o pai biológico é outro. Então todas vão atrás do pai biológico para entender a si mesmas.
O COMEÇO DA VIDA – Documentário explicando o que acontece nos primeiros anos de vida. (movimento em direção à mãe e ao pai).
O SOLISTA – Retrata perfeitamente as Ordens da Ajuda. E que a ajuda boa é aquela que vem da força da família e não da sua vontade de querer que o outro mude.
OS CROODS – Sobre o mito da caverna. Como é difícil sair do padrão familiar (boa e má consciência)
PALMEIRAS NA NEVE – Busca de descendentes por sua história perdida na colonização. (Pertencimento, incluir os antepassados que não foram incluídos, segredos familiares)
PS EU TE AMO – Sobre como superar o Luto.
RED – Animação que reflete muito o que herdamos da nossa mãe e o quanto a nossa relação com ela interfere nas nossas emoções.
RENASCIMENTO DO PARTO – Documentário que retrata como o parto e a forma como nascemos influencia nossa vida.
SETE DIAS SEM FIM – Família disfuncional se une após a morte do pai e trata de diversos temas polêmicos.
SETE MINUTOS DA MEIA-NOITE – Como uma criança processa o Luto pela perda de sua mãe
SENHOR NINGUÉM – Retrata a história em vários níveis, fala de múltiplas realidades, e o que aconteceria se a cada passo importante fosse tomado uma decisão diferente.
THE FUNDAMENTALS OF CARING – Ordens da Ajuda, transferência e contratransferência. Mostra que muitas vezes o ajudante é o que mais precisa de ajuda.
THE MASK YOU LIVE IN – Documentário sobre o campo coletivo do masculino e suas dores. Ótimo para olharmos com mais compaixão ao campo mórfico dos homens.
UNIVERSO CONECTADO – Cientista afirma que descobriu a fórmula matemática que comprova que todos somos um, e o que acontece a um indivíduo repercute a todos.
VALENTE – Relação mãe e filha. Como funciona o processo de “tomar a mãe”. Aceitar a mãe.